- Área: 300 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Carpintaria Ferrão, Fertecnal, Modiko
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada entre a ria de Aveiro e o Mar fica uma península e é aqui que se encontra a Costa Nova, caracterizada pelos seus palheiros, que devido ao terreno arenoso e alagadiço, eram construídos sobre estacas de madeira.
As tábuas exteriores da maior parte das fachadas das construções estão dispostas verticalmente e são utilizadas cores para colorir as fachadas.
Estes aspectos contribuíram para o conceito do projeto, uma vez que a história e a caracterização do desenho urbano, faz parte integrante do nosso produto final, para além dos aspectos funcionais que o programa implicava.
Concentramo-nos na verticalidade das tábuas das fachadas e nas construções sobre estacaria e utilizamos o mesmo processo.
A madeira foi utilizada como revestimento, a verticalidade como principal elemento e utilizamos estacas para suportar todo o edifício, uma vez que este se encontra em cima da areia.
Outros aspectos, não menos importantes, centraram-se nos tetos exteriores. Utilizamos a ripa de madeira, acentuando a horizontalidade , e pontuando o plano, com linhas de luz dispostas no sentido nascente e poente, para que ficassem diluídas na extensão do horizonte.
O vidro foi utilizado para que o espaço ganhasse transparência e aplicámos grandes portadas de correr, para que o espaço interior se pudesse estender para a esplanada.
Além destes elementos, o projeto foi pensado para que o vento tivesse o mínimo de impacto possível, criamos um bloco, onde se situam áreas de serviço que protegem os ventos que fustigam a construção a norte.
No interior, o bloco da cozinha tem o mesmo revestimento que o exterior, relembrando o utilizador a imagem que viu de fora.
Todo o projeto foi pensado de forma a que o espaço fosse acolhedor, extensível, transparente e estivesse intimamente ligado com o local.